quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PARQUE SANTA CRUZ

A partir do mandato de VALDEVINO CABRAL na prefeitura da cidade de Santa Inês, surgiu   O Conjunto Parque Santa Cruz. Ao decorrer dos tempos o conjunto passou por várias transformações. As casas foi uma das grandes transformações porque antes era todas de taipa, barro e hoje a maioria das casas são de tijolos.
O conjunto Parque Santa Cruz, teve sua população pequena, pouco movimentada, não existia placas de sinalização, o bairro hoje é totalmente diferente, cerca de 40% da população cresceu e assim passou a ser movimentada, passou a ter mais segurança, sinalização etc. Nesse bairro, agora tem áreas de lazer: Escolas, Estádio, Campos, Praça e Avenidas, as ruas foram e é estilo curvas, a infraestrutura das casas não é bem planejada.
Como todo bairro tem seus problemas, o conjunto Parque Santa Cruz, tem como um dos maiores problemas a ser enfrentados é o " TRAFICO DE DROGAS". E para solução desse e de vários outros problemas os moradores criaram a Associação De Moradores, onde moradores saem fazendo intercâmbios para se associarem entre todos, para nenhum ficarem diferentes entre si.
Imagem do Mapa que representa o bairro:

Os moradores desse bairro estão na Classe Média/baixa, pois nem todos os moradores tem um bom poder aquisitivo.
                        (0,2=200m) 
            Imagem Via Satélite:  

                                                Sobre um resumo desse Bairro, nós moradores do Bairro Parque Santa Cruz, estamos fazendo um apelo à prefeitura, pois queremos que nossas ruas possam ser mais trabalhadas para a melhoria da população ( à pedido dos moradores do bairro).  
   Croqui:
  
                                                  André                    nº 04
                                                  Anne Caroline        nº 05       
                                                  Deniwani                nº 07        
                                                  Italline                    nº 14
                                                  Jadla Kele              nº 15
                                                  Nathalia                  nº 22
                                                  Rômulo Filipe          nº 24

MERCADO MUNICIPAL


Moradores antigos do bairro do mercado municipal explicam que neste tempo só existia palmeiras, soltas etc. Trabalhadores que viviam da lavra para o sustento da familia vinham quebrar coco nesses terrenos.Toda essa rua do mercado municipal no tempo era um aeroporto e mais no final da rua tinha um matadouro, com tempo o aeroporto acabou e as pessoas começaram a comprar terrenos e a construirem casas.Os moradores não sabem explicar se foi por invasão ou foi a prefeitura que deu ou vendeu os terrenos para fudarem o bairro.

Com tempo começou a ter mais casas nas ruas e o matadouro que tinha na rua teve que acabar , por causa do mal cheiro que incomodava as pessoas que moravam ali perto.Explicam que as primeiras ruas que surgiram no bairro foram a rua da Capoeira, rua Morais Rego,e a rua do Mercado Municipal, depois começaram a fundar as outras ruas como rua São João, rua Duque de Caxias,rua Graça Aranha etc.

Assim o bairro do mercado municipal foi evoluindo com varias casas, e muito bem localizada na cidade.Os traços das ruas são curvas e linhas, algumas ruas são movimentadas,poucas ruas existem placas sinalizando o acesso as ruas do bairro, as estruturas das residências são todas de tijolos.Existem comercios na maioria das ruas , tem uma pequena praça onde é ponto principal do bairro, e muito util para os moradores,um campo de futebol onde a comunidade se reune nos finais de semana para jogar em pequenos torneios, e muitos bares nas ruas.

0,5cm=500 m
Algumas modificações foram feitas nos ultimos cinco anos como o asfalto das ruas do bairro e casas que hoje já foram todas arrumadas.O poder aquisitivo é de classe média, há um grande problema que é a falta de água e a criminalidade,a solução para resolver esses problemas é a construção de novos poços artesianos e o aumento de ronda policial.


Juliana dos Santos  nº 19
Ana Paula Araujo    nº 03
Thaynara                  nº30
Priscila                       nº23
Francisca Emanuele nº10
Sara Carvalho             nº26

VILA MILITAR

Esse bairro recebe esse nome devido a um batalhão de militares que se instalaram na vila e que estavam construindo a BR-316 por isso vila militar. os militares trouxeram sua familias fazendo crescer a região varias outra pessoas se mudaram para o bairro fazendo a sua configuração atual

As ruas são retas com vários cruzamentos, algumas são asfaltadas, mas outras não são , essas não contam com esse recurso pois na prefeitura essas ruas estão como asfaltadas, e não há nenhuma placa sinalizando o acesso ao bairro.

A maioria das residências é de tijolos, algumas são de classe baixa e outras de classe alta, assim podemos ver o desequilíbrio de poder econômico. Nesse bairro há mercearias como o “mercadinho Alves”, a vários bares como o “bar e mercearia do caçula” há lojas de roupas como “Rosa Morena” e “Rosa de Sarom” há uma escola a “Escola Vitorino Freire”, creches como “Criança Alegria” e entre as áreas de lazer se destacam o “Campo De Futebol” e a “Praça Santo Antonio”

Entre as modificações que ocorreram nos últimos anos foi a questão do asfalto, algumas ruas foram asfaltadas como nos podemos ver na foto as ruas não contavam com esse recurso, também foram construídas varias residências bem modernas e surgiram várias lojas principalmente de roupas.

(0,2=100m)








Nesse bairro a um contraste econômico, enquanto algumas famílias ganham bem e tem muitas vezes carro e moto, outras ganham pouco e têm casas humildes. Há também vários problemas a serem resolvidos como a rede de esgoto que deve ser ampliada, todas as ruas devem ser asfaltadas e o prefeito deve criar mais áreas de lazer para a comunidade que conta com poucas.


 Ana Cristina Barbosa       nº 02
Joaquim Mascena            nº 18
Jeferson Silva                   nº 16
Hugo   Castro                   nº 12
Deborah                           nº16
Mateus patrício               nº 21
Wanderson Matos           nº 31

domingo, 14 de novembro de 2010